quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Heyokah - o Trikster Divino

Heyokah, também chamado de Koshari, é uma espécie de palhaço ou clown, originário dos povos nativos de diversas regiões. Muitas tribos utilizam estes personagens, que agem como professores bem humorados e que usam fantasias nos dias de cerimônias especiais e vestimentas comuns no dia-a-dia, mas nunca deixam de utilizar a brincadeira como uma forma de aprendizado. O Heyokah tem como objetivo fazer com que a pessoa pense sobre e a partir de si mesma, criando lições através da brincadeira e do riso e operando através dos opostos. É uma forma de fazer com que a pessoa não se leve tão a sério, desafie suas crenças e chegue a suas conclusões a partir de lições retiradas de sua própria experiência, levando-a a questionar se o que as pessoas dizem ou fazem é verdadeiramente correto. O Heyokah partilha sua sabedoria através do riso, fazendo com que a pessoa se dê conta de coisas das quais não se daria sozinha. O riso se constitui numa lição definitiva, rompendo os bloqueios que minam o equilíbrio das pessoas e diminuindo o medo. "O Heyokah sabe, como ninguém, dominar a arte do equilíbrio entre o sagrado e a irreverência. A verdadeira arte de saber como e quando utilizar a tática do Heyokah, consiste na habilidade de achar graça da maneira de ser do outro. O Heyokah é um verdadeiro mestre ao lidar com aquelas situações em que a teimosia impede o crescimento, usando elementos educativos das brincadeiras de uma forma que não seja nem cruel nem impositiva." Há na sabedoria do Heyokah um profundo conhecimento da natureza humana e grande compassividade. 
Em alguns momentos, ocorrem situações tragicômicas ou risíveis nas nossas vidas, em decorrência de repetição de velhos padrões de comportamento e crenças limitantes a respeito de nós mesmos, dos outros ou da vida. O verdadeiro Heyokah aceita os revezes com humor, reconhece os benefícios de saber rir de si mesmo e a importância de se levar a vida de um modo menos sério, rompendo os laços com os velhos hábitos que não lhe servem mais. Este representa o caminho sagrado da cura. 
Nós podemos representar Heyokahs nas vidas uns dos outros. Lembro-me certa vez, quando eu era muito jovem e havia ingressado para trabalhar no setor de recursos humanos de uma multinacional, me encontrava muito nervosa e ansiosa por acertar, fazer tudo direito e meu coordenador me solicitou que buscasse a assinatura de uma determinada pessoa no setor onde eu trabalhava. Eu fui de um em um, subindo andar a andar e ninguém sabia de quem se tratava. Ao chegar a secretária do Diretor de nosso departamento, ao questioná-la sobre onde encontraria aquele homem para assinar o documento, ela deu um sorriso discreto e respondeu que seria impossível, porque tratava-se do presidente da empresa que se encontrava na Suíça.  Constrangida, sem 'saber onde enfiar a cara', retornei para meu setor. Meu coordenador se dobrava de tanto rir. Naquele momento, ao perceber que fora vítima de uma 'pegadinha', de uma espécie de 'trote de boas vindas', não me restou outra coisa senão rir também e entender que eu poderia aprender com a experiência a não ser tão rígida, perfeccionista e ansiosa. 
E hoje ainda, em todos os momentos em que eu manifesto este padrão de comportamento em mim, a vida me presenteia com pequenos truques que estilhaçam os espelhos que exageram minha auto-importância ou o demasiado valor que costumo conferir às opiniões alheias. Nesses momentos, quando percebo que muitos de nós nos comportamos uns com os outros como crianças tolas, egoístas, mimadas, exigentes, teimosas e superficiais, vejo a importância dessas lições de opostos. Quiçá eu consiga aproveitar bem todas essas experiências para me tornar uma pessoa melhor para mim mesma e para os outros, viver com mais simplicidade e confiança e olhar para os eventos com mais naturalidade. Fluir com leveza e alegria como um balão solto no ar: talvez ele não saiba onde está indo, mas o vento certamente sabe onde o está levando. 
"O Trikster Divino constitui a perfeita integração de todas as energias, sábias e tolas, irreverentes e sagradas. Sempre que buscamos estas lições, devemos estar bem preparados para a aventura que vem a seguir. Precisamos estar dispostos a rir e permitir que os outros riam conosco. No instante em que o sentimento de celebração da Vida supera a necessidade de lamentação, teremos alcançado o estado de união definitiva dos opostos. É chegada a hora de recomeçar a rir, e de resgatar o direito divino de vivermos felizes, cumprindo o nosso sagrado papel de seres humanos."
Ofereço este texto a todos aqueles que recentemente tiveram de lidar com minhas crises e humores: amo vocês!!!

(referência - Jamie Sans "As cartas do caminho sagrado")


Um comentário:

Marianne disse...

Ai flor , so vc msm para me fazer pensar que o Heyokah pode estar ao meu lado pra me fazer "rir" relaxa e compreender algo de muito profundo. Tirei com a minha amiga india semana passada a Tenda do suor, a roda de cura, e o coral. Vou ate comprar esse livro para mim. Beijos mana boa inspiração Merê