terça-feira, 25 de junho de 2013

O poder de alguns

imagem do filme A Onda
"Sabe quando você morde o lado interno da bochecha? Não quando morde, mas quando aperta muito forte sem querer? Sabe a sensação que sente logo depois, uma sensação em câmera lenta, de desejar que não acontecesse? A dor de inchar e encher os olhos de água? E não há nada que você possa fazer... Não há volta nem alívio para esse momento, nem a chance de mudar as coisas nem que seja um pouquinho.... A dor cresce e se espalha e você se contorce. Você pede a Deus que não tivesse acontecido, mas aconteceu. Agora você tem de viver com isso. Mas o pior é que nunca acontece na última garfada. Agora a comida está arruinada porque a boca fica pulsando e depois choques de realidade repentinos correm por sua cabeça: essa vida nunca vai deixar você voltar atrás e se livrar da dor. Está lá e todos temos de aprender, temos de aprender a lidar com isso. Porque apertar a cabeça na velocidade da dor? Ninguém que está vivo pode evitar. Sei que estão bravos, mas não lidem com a dor provocando mais dor. Por favor, irmãos, não provoquem mais dor." (discurso da personagem Few, uma menina de uns 10 anos, no filme The Power of Few - Few é a personagem mas também pode ser traduzido como O Poder de Alguns - de Leone Marucci).
Creio que muitos dos que foram às ruas participar das manifestações nos próximos dias sentirão essa sensação que Few descreve, se identificarão com este texto. Mas eu responderia a Few: sim, temos de aprender com isso e não podemos fugir da dor e tampouco lidar com ela provocando mais dor; mas não podemos nos esquecer, jamais, do que a causou inicialmente, de nossas ações e do resultado delas, para que não voltemos a repeti-las.
Sobre as manifestações, meus jovens amigos e parceiros de trabalho, colegas de minha filha e filhos de meus amigos foram as ruas em massa, incitaram outros que fossem, criticaram duramente os que não foram e se deliciaram por alguns breves momentos com a sensação advinda da união.
Gostaria de fazer um apelo para que os que não assistiram o filme A Onda - um filme de Dennis Gansel, de 2009 - que assistam e que aos que assistiram, que o revejam sob a luz dos fogos ateados ao lixo e aos caminhões de reportagem durante às manifestações. Ele ilustra muito bem como um único indivíduo (ou grupo) é capaz de influenciar uma massa de pessoas sequiosas por mudanças, e conduzi-la como rebanho.
Neste filme, você encontrará muitos dos elementos presentes nas manifestações (incluindo o uso da roupa branca - o branco representando unidade, não-identidade e sendo utilizado por grupos apartidários ou extremistas - e o que acontece aos dissidentes).
E reflitamos: um dos principais fatores que levam as pessoas a se organizar em grupos para manifestar-se é a necessidade de pertinência (sentir-se pertinente a um grupo), de mudança de status quo (insatisfação), de importância (participar de um evento histórico, fazer parte da história) e até mesmo de compartilhar dessa energia pulsante e viva que o grupo emana, o que qualquer grande evento de rock pode proporcionar.
Aos que estiveram presentes a essa grande festa do povo hipoteticamente se manifestando por seu direito de se manifestar e que continuam se manifestando, fica a questão: pense no que o motivou inicialmente, como isso se deu, o que você aprendeu e ganhou com isso, na provável (e não provada) articulação de um ou mais grupos cujo objetivo (talvez escuso) ainda pode estar um pouco nebuloso e nas prováveis reverberações do movimento.
Afinal, se o gigante realmente acordou, não o deixemos dormir novamente. Vamos fazer o barulho que for preciso para que ele possa se manter realmente desperto.

Nenhum comentário: